Terça-feira, 6 de Março de 2007

Os cordões e o Bola Preta

O cordão é um tipo de “reunião carnavalesca”. Um grupo formado por pessoas fantasiadas, geralmente de velhos, palhaços e diabos. O começo do século XX marca o auge dos cordões, quando eles contam com cerca de 200 integrantes cada um.

 

Os estandartes eram comuns entre os eles e de grande importância. Artistas se ofereciam para pinta-los ou borda-los, no Rio de Janeiro os estandartes ficavam expostos na entrada dos jornais. Havia, inclusive, concursos que avaliavam o mais belo.

 

Os cordões tinham seus próprios cantos. Os temas eram a política nacional, de maneira crítica, debochada ou através de enaltecimento patriótico. Cada cordão tinha seu rei, rainha e os mascarados (que formaram o restante do grupo). O mais conhecido é o Cordão da Bola Preta.

O Bola Preta surgiu quando Caveirinha, um dos seus fundadores, pulava carnaval na rua, quando de repente viu procurava uma moça, com uma fantasia que havia uma bola preta na cabeça. Então, ele tentou encontrar a moça, para explicar ele falava apenas na bola preta. Então, assim ficou batizado o cordão, depois ficou decidido que as cores seriam preto e branco. O interessante é que entre eles, não se denominavam sócios e sim irmão

Evolução do Carnaval: Cordão - Rancho - Bloco - Corso - Escola de Samba         

publicado por carnavalderua às 02:27
link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. Escolas de Samba

. Corso. Quer dar uma volti...

. Blocos: O Galo é o maior

. Ranchos Carnavalescos

. Os cordões e o Bola Preta

. Quanto mais diabinhos, me...

. Santiago: Um pouco da his...

. Os Heróis do Carnaval Car...

. E viva o Zé Pereira

. É proibido fumar! Nos ant...

.links

.Ricardo Amaral

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.arquivos

.Tags

. todas as tags

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds