Domingo, 4 de Março de 2007

Os Heróis do Carnaval Carioca

Os clubes carnavalescos eram conhecidos por Sociedades Carnavalescas  no Rio de Janeiro. A primeira delas foi o Congresso de Sumidades Carnavalescas, que surgiu no ano de 1855. Um dos oitenta sócios fundadores era José de Alencar. Com o tempo, foram às sociedades que organizaram os principais bailes de carnaval da cidade. Mas, sempre havia brigas entre os integrantes e dessas rusgas surgiam novas sociedades.

 

Quando uma sociedade necessitava da outra, contava com o apoio. Era comum haver incêndios nas sedes e assim, também era costumeiro que um grupo “rival” emprestasse a sua sede para as reuniões. Rivalidade no carnaval? Sim havia, pelo menos nas disputas para ver quem organizava o melhor baile, fazia o desfile mais bonito, etc. Aliás, as sociedades davam banquetes com muita comida e champanha de graça! É isso mesmo, e somente as mulheres eram convidadas, pois os homens só entravam se fossem sócios.

 

Os pufes representavam outra forma de disputa entre as sociedades, pelo menos na imprensa. Eram versos que elas publicavam nos jornais, gratuitamente, descrevendo seus carros alegóricos, tentando assim mostrar que era melhor que o da sociedade adversária. Mas esses versos não serviam apenas para as rixas, era comum uma sociedade escrever um pufe com tema político. Como no ano de 1891, quando o tema foi o voto feminino.

 

O lado político das sociedades não ficava restrito apenas aos jornais. Elas comprarem cartas de alforria, pois eram abertamente abolicionistas. No ano de 1884, os Tenentes do Diabo libertaram um escravo e o incluíram no seu desfile como um deles. Já no ano de 1892, a pedido do chefe de polícia, os Fenianos acolhem em sua sede 50 órfãos. Por todas esses belos atos, os jornais cariocas chamavam os membros das sociedades de Os Heróis do Carnaval Carioca.

 

Com o passar dos anos três sociedades merecem destaque:

 

Tenentes do Diabo

Há duas versões para a origem do nome. A primeira, de Melo de Moreira Filho diz que um sócio da Euterpe Comercial, sociedade que deu origem aos Tenentes, estava em casa com sua fantasia de carnaval e de repente, um incêndio. Ele não teve dúvidas, saiu de casa e foi ajudar os bombeiros, fantasiado. A outra versão, de Marques Junior, conta que os maiores cargos da Euterpe Comercial eram chamados de Tenentes, durante a assembléia para definir quem seriam os tenentes do ano, o presidente da sociedade se irritou com a demora da discussão, levantou e gritou: Vão todos ser Tenentes do Diabo. Acredito mais na segunda versão, mas as duas histórias têm o seu valor. Os membros da sociedade eram chamados de Baetas (nome dado ao Diabo em Portugal, por sua roupa vermelha) e sua sede era a Caverna. Eles acreditavam ser a sociedade mais antiga, pois sua origem é do Congresso das Sumidades Carnavalescas.

 

Democráticos

A origem da sociedade é bem curiosa. Um grupo de amigos resolveu que cada um deles iria comprar um bilhete de loteria e se algum deles ganhasse, o dinheiro seria empregado na fundação de uma sociedade carnavalesca. A sorte estava com eles, pelo menos um deles, assim surgiu os Democráticos, no ano de 1867. Eles eram conhecidos como Carapicus (nome de um peixe) e sua sede era o Castelo.

 

Fenianos

Surgiram a partir da Euterpe Comercial, Zuavos Carnavalesco e Infantes do Diabo. Por ter uma árvore genealógica maior, se intitulavam a sociedade mais antiga do Rio de Janeiro. Eram conhecidos como Gatos, pois sempre apareciam muitos em sua sede, que era chamada de Poleiro.

publicado por carnavalderua às 04:59
link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. Escolas de Samba

. Corso. Quer dar uma volti...

. Blocos: O Galo é o maior

. Ranchos Carnavalescos

. Os cordões e o Bola Preta

. Quanto mais diabinhos, me...

. Santiago: Um pouco da his...

. Os Heróis do Carnaval Car...

. E viva o Zé Pereira

. É proibido fumar! Nos ant...

.links

.Ricardo Amaral

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.arquivos

.Tags

. todas as tags

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds