Sábado, 3 de Março de 2007

É proibido fumar! Nos antigos bailes do Carnaval Carioca

Os primeiros grandes bailes do carnaval que se tem notícia são do final do século XIX, no Rio de Janeiro. Lá as pessoas dançavam Polca, a dança da moda na época. A animação da festa ficava por conta das orquestras, às vezes acompanhada por um coro.

 

No começo as famílias não participam dos bailes, pelo menos de maneira ativa. No salão o “povo” dançava feliz durante todo a festa, as famílias ficavam olhando de cima, nos camarotes, pois não acreditavam ser uma festa apropriada. Somente no ano de 1900, quando o Bairro de Copacabana organiza um baile “familiar”, é que os “clãs” começam a freqüenta-los de maneira ativa.

 

Um policial sempre acompanhava os festejos de maneira atenciosa, pois ele tinha que garantir a segurança dos foliões. Não como hoje, que sua função é de separar brigas, naquele tempo, a segurança vistoriada pelo policial era a saúde dos freqüentadores do baile. Além de proibir o entrudo dentro do salão, ele não deixava que as pessoas fumassem no recinto e quando o baile atingia um certo horário, o policial encerrava a festa. Motivo: evitar que as pernas das pessoas ficassem fadigadas de tanto dançar.

 

O tempo foi passando e os bailes foram evoluindo, em 1909 surgiram as matines, que hoje garante a folia das crianças no carnaval. Surgiram também concursos que elegiam a moça mais bela, a fantasia mais bonita e a melhor dança. Foram acrescentados aos bailes, peças de teatro que realizavam antes da festa e concertos de canto e piano. Hoje os bailes são completamente diferentes, mas ainda levam muitos foliões das ruas para os salões de todo Brasil.

publicado por carnavalderua às 17:55
link do post | comentar | favorito
|

.posts recentes

. Escolas de Samba

. Corso. Quer dar uma volti...

. Blocos: O Galo é o maior

. Ranchos Carnavalescos

. Os cordões e o Bola Preta

. Quanto mais diabinhos, me...

. Santiago: Um pouco da his...

. Os Heróis do Carnaval Car...

. E viva o Zé Pereira

. É proibido fumar! Nos ant...

.links

.Ricardo Amaral

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.arquivos

.Tags

. todas as tags

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds